top of page
  • Foto do escritorNanda Ricci

Quem quer faz, quem não quer arruma desculpas!


Eu gosto muito de comparar o comportamento das pessoas nas seguintes situações: prova do Enem e show do artista preferido.


Porque algumas pessoas chegam atrasadas na prova do Enem? Se você me disser que é por causa do trânsito, por causa do cansaço, de um imprevisto no caminho, eu posso até entender, mas eu fico pensando: será que essa pessoa que chegou atrasada na prova do Enem queria mesmo prestar essa prova? Será que ela tinha realmente um motivo Claro para fazer essa prova? Será que ela quer mesmo entrar na faculdade? Quanto isso é importante para ela? Será que ela realmente fez tudo que ela podia para chegar no horário da prova?


E quanto às pessoas que dormem e passam a noite na rua na porta de um estádio para pegar o melhor lugar no show do seu artista preferido? Ela chegou muito cedo, com muita antecedência, não teve nada que a impediu. Não teve trânsito, não teve um imprevisto, tudo isso foi visualizado por ela e ela fez tudo o que podia para evitar esses obstáculos para poder chegar no primeiro lugar da fila, entrar e ficar pertinho do seu ídolo.


E eu te digo que, usamos desculpas, normalmente, de forma inconsciente.


Não estou falando de certo ou errado, que uma coisa é boa e a outra ruim, estou falando sobre saber o que realmente importa e o que não tem relevância. O ponto é que, quando a gente sabe claramente que algo é importante para a gente, fazemos de tudo para conseguir.


Chorar dizendo que não teve "sorte" na vida, que as coisas são sempre muito difíceis para elas, que não foi justo, afinal elas estudaram tanto, isso tudo são desculpas, isso significa uma coisa muito simples: a prova não era realmente importante para essas pessoas ou não estava suficientemente claro o motivo pelo qual elas fariam a prova.


E está tudo bem, é uma questão de escolha, você não precisa fazer a prova do Enem se não quiser, mas assuma a responsabilidade sobre seus resultados, não invente desculpas. Elas só vão te fazer atrasar sua vida, seja o rumo que você quer que ela tenha.


A grande maioria nem sabe direito o que quer da vida, nem pessoal e nem profissionalmente. Vão seguindo a vida meio alheias aos seus valores, ao que importa verdadeiramente, então as desculpas são a forma mais natural de se "perdoarem" por sua infelicidade, por seus fracassos, pois é muito difícil assumir a responsabilidade por seus resultados, porque isso significaria que a responsabilidade por seus fracassos são também sua. E quem quer assumir que é infeliz porque quer?


Daí a importância de estar consciente do que quer e do porquê quer, só assim você vai fazer todo o possível para conseguir, só assim você não vai desistir. O resto, é desculpa.

E aí? O que você quer da vida?


 


bottom of page