top of page
  • Foto do escritorNanda Ricci

"O que tiver que ser vai ser".


Conformismo ou aceitação?

Você já parou para pensar na diferença dos comportamentos conformistas e os de aceitação? Melhor ainda, já parou para percebeu seus comportamentos?


Muita gente ainda confunde conformismo com aceitação, já falei um pouco sobre isso aqui, mas, na verdade, são atitudes opostas e cada uma delas tem sua respectiva influência na forma com vivemos, interagimos com o mundo e no nosso nível de felicidade.


O 𝒄𝒐𝒏𝒇𝒐𝒓𝒎𝒊𝒔𝒎𝒐 está muito conectado com a necessidade humana de aceitação, existem estudos na psicologia social, que mostram o nível dessa necessidade nas pessoas, e quanto mais alta, mais conformados nós somos.


Já a 𝒂𝒄𝒆𝒊𝒕𝒂çã𝒐 está relacionada com a capacidade de ver as coisas de forma realista e não derrotista. Sabemos que a vida é cheia de situações que não estão no nosso controle, aceitar que nem tudo pode ser como queremos e que precisamos modificar, mudar o rumo, pensar de novo, tentar novamente, é uma atitude muito ativa. Ao contrário do que se pode achar, aceitar não é ser passivo. O ato de olhar as coisas como são, admitir nossa vulnerabilidade e impotência diante de determinadas circunstâncias e então, fazer algo para processar isso da melhor forma, é muita proatividade.


Veja aí na lista os comportamentos de pessoas conformistas e de pessoas que praticam a aceitação.


Reconhece alguém? Se reconhece, talvez?




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page