top of page
  • Foto do escritorNanda Ricci

A indecisão pode destruir sua carreira


A indecisão pode destruir sua carreira

Você luta para tomar decisões quanto a sua carreira? Aqui está o porquê – e como superar.

  • Qual trabalho você deve aceitar?

  • O que você deve vestir para o evento da empresa?

  • Buscar uma promoção ou partir para empreender?

Todos lutamos para tomar decisões de tempos em tempos – desde onde morar até o que jantar. Mas se você fica frequentemente paralisado na indecisão quando é apresentado a uma variedade de opções, isso pode impedir o avanço de sua carreira.

Muitas vezes, a incapacidade de tomar decisões se deve ao medo paralisante, ou seja, uma condição disfuncional do medo. Ele existe para te ajudar pensar melhor e mais uma vez, antes de agir, mas nunca para te impedir de seguir, a não ser, quando ele está em desequilíbrio.

Ficar em cima do muro é desconfortável. E as pessoas que não escolhem acabam sendo escolhidas. Você pode ouvir comentários como esse se for cronicamente indeciso. Mas eles realmente não ajudam, ou facilitam para você tomar decisões. Porque seu problema provavelmente não é apatia ou hesitação.


A relação entre medo e indecisão é complexa e de mão dupla. A tomada de decisões pode provocar medo; e se você já está lutando contra o medo, isso pode prejudicar sua capacidade de tomar boas decisões.

As razões pelas quais a tomada de decisão pode causar medo podem incluir:

Sobrecarga de escolha. Como saber qual é a opção certa?

O mundo de hoje está cheio de infinitas possibilidades. A vasta escolha apresentada on-line torna as coisas ainda piores. De compras on-line a aplicativos de namoro, essa superabundância de opções pode causar medo e ansiedade em torno da tomada de decisões.


Medo da responsabilidade. E se você fizer a escolha errada?

Tomar uma decisão, boa ou ruim, certa ou errada, tem consequências. Se algum dos resultados possíveis de sua decisão puder ser negativo, você pode se sentir relutante em assumir a responsabilidade por isso.


Perfeccionismo. E se a sua escolha não for perfeita?

Costuma-se dizer que uma má decisão é melhor que nenhuma decisão. Embora isso não seja necessariamente verdade, se você tiver padrões elevados e irrealistas, poderá esperar até que a opção perfeita apareça – o que pode nunca acontecer. Se você procrastinar assim, não tomará nenhuma decisão.


Agradar as pessoas. E se as pessoas não gostarem da sua escolha?

Você tende a basear suas decisões no que você pensa que agradará os outros? Agradar as pessoas pode ser o resultado do esquema de subjugação ou 'armadilha da vida' – e pode se tornar muito estressante. Você não pode agradar a todos, o tempo todo!

A indecisão é realmente uma forma de evitar a ansiedade e o medo causados pela tomada de decisão. Se decidir te dá medo, que melhor maneira de evitar o medo do que não tomar uma decisão? Mas isso é, obviamente, uma lógica falha – e não ajuda em nada a longo prazo. Além disso, essa mesma indecisão também pode causar medo.

Napoleon Hill disse: “A indecisão é a semente do medo”.

Como o medo causa indecisão – e más decisões

O medo em desequilíbrio pode resultar na incapacidade de tomar decisões, principalmente as boas. Ele dispara nossos instintos de “luta ou fuga”, quando o cérebro, mas especificamente a amídala cerebral, entende que você está em perigo, bloqueando sua capacidade de pensar claramente.

A neurociência explica om que está por trás disso. A tomada de decisão acontece no córtex pré-frontal – a parte frontal do seu cérebro. De acordo com uma pesquisa publicada no The Journal of Neuroscience (2016), o medo diminui a atividade nessa área. Basicamente, ele diminui e desativa a parte específica do cérebro que você precisa para tomar boas decisões. Não é à toa que você se sente preso na indecisão!

Embora o medo possa causar indecisão, às vezes também pode ter o efeito oposto. Você pode tomar decisões rápidas e precipitadas na tentativa de acabar logo com ele – ou, porque não consegue pensar direito devido ao seu estado emocional. Um estudo publicado na Nature Neuroscience (2015), mostrou que o medo pode dificultar o processamento preciso de todas as informações necessárias para tomar uma boa decisão.

Por fim, o medo também pode nos levar a fazer a escolha 'segura'. Este pode ser o caminho certo – ou não. E se seu medo levou você a tomar decisões ruins no passado, isso pode estabelecer crenças disfuncionais sobre a tomada de decisões.

Quantas vezes sua carreira poderia ter tido uma ascensão mais rápida e não aconteceu porque na hora de decidir o que fazer e qual melhor caminho, você travou?


Existem dois caminhos na carreira, evoluir ou parar. O melhor a fazer é usar de um processo adequado para fazer sua escolha e aumentar a sensação de segurança tomando o desapego mais fácil.


Descreva as opções para ter uma visão clara dos cenários.

Ex.: Opção 1: buscar a liderança de uma equipe, na empresa que estou há 3 anos, contando com uma estrutura sólida e conhecida.

Opção 2: buscar novos desafios em uma empresa em crescimento que possibilita participar desse processo.


Encare as perdas e os ganhos

Liste tudo que você pode ganhar e perder em cada opção, segundo o que é relevante para você.

Ex.: Opção 1

Ganhos: aumento de salário, empresa estável, histórico profissional que me favorece.

Perdas: possibilidade de novo passo em crescimento muito difícil. Aumento de responsabilidade, continuar na mesma rotina com baixo desenvolvimento.

O mesmo deve ser feito com a opção 2.


Analise e atribua relevância

Essa etapa exige um certo grau de autoconhecimento para entender o que é importante para você.

Determine quão relevante é, cada item de perda e de ganho, para você atribuindo um peso de 1 a 3. Sendo, 1 pouco relevante, 2 um pouco relevante e 3 muito relevante.


Use a matemática a seu favor

Já diziam os estudiosos" os números não mentem", portanto essa é a hora em que você soma as perdas e os ganhos de cada Opção, segundo a importância que você atribuiu.

A opção que pontuar com mais ganhos relevantes e menos perdas, é a opção ideal.

Esse processo não eliminará o medo de perder, mas racionalizar e ter uma visão clara das opções, vai te dar um reforço emocional, porque você terá a certeza de que não agiu por impulso e manteve os pés no chão ao tomar a decisão.


Experimente


 

E se precisar de ajuda com isso, mande uma mensagem para nanda@nandaricci.com.br e faremos uma sessão de mapeamento. Nela entenderemos o que pode estar te impedindo de tomar uma boa decisão.

bottom of page