top of page
  • Nanda Ricci - Life Coach

Queria que o dia tivesse 36 horas!


Você está correndo, mas não chega a lugar nenhum?

Estamos sempre com o “coração na mão” como dizia minha avó.

As pessoas são engolidas por suas rotinas, todos os dias são iguais e o estado de ansiedade em realizar “tudo que planejou” é constante. Mas ao contrário do que se possa pensar, estar muito ocupado não significa que você é eficiente e produtivo.

Sabemos que a época em que vivemos é um verdadeiro furdunço, uma correria danada, múltiplas tarefas e responsabilidades e se prestarmos atenção nas pessoas em seus ambientes de trabalho, escolas, dentro de casa, a maioria está sempre muito agitada, correndo para lá e para cá, numa rotina alucinantes, mas sempre sem tempo para nada.

Na verdade, você corre o sério risco de perder sua capacidade de foco, já nem lembra mais o motivo de fazer tudo isso, perde seu rumo e seu propósito de vida. Você corre, corre, de um lado para o outro sem nem prestar atenção no que faz ou porque faz.

Costumo fazer algumas perguntas para meus clientes sobre sua produtividade, seu foco e sua capacidade de realização e o que mais escuto são justificativas e a maior delas é:

“O dia só tem 24 horas”

Pois é, para pessoas assim o dia é pouco, as horas são como minutos e os anos passam como meses. Perdem a noção do agora e não conseguem visualizar o futuro. Estão completamente sem controle sobre a própria vida. Vivem como zumbis cansados.

Como eu sei se estou perdendo o controle?

Vejamos alguns indicadores que podem dizer o quanto você está “distraído” na vida.

1 – Você acorda sempre no susto com despertador e imediatamente bate um desespero, mesmo que rápido?

2 – Quando está tentando realizar suas tarefas, se incomoda com qualquer coisa?

3 – Você presta atenção nas coisas simples vez ou outra? Como respirar, comer, receber um carinho, ouvir uma música, no banho, coisas assim? Ou tudo isso é feito de um jeito que você nem se lembre se fez ou como fez?

4 - Perde a paciência com as coisas e pessoas muito facilmente?

5 - Pensam em muita coisa ao mesmo tempo, mas processa ou absorve pouca coisa?

6 – Você começa o dia com 1000 tarefas em casa e no trabalho?

7 – Sente tanta ansiedade em terminar tudo que até trava ou paralisa?

8 – Comete erros bobos de “falta de atenção”?

9 – Chega em casa com um cansaço mental quase todos os dias?

10 – Frequentemente se perde nos dias do mês ou da semana?

Se você disse sim para pelo menos 3 perguntas dessas é hora de dar um suspiro e ficar alerta.

Pode ser que você já esteja sentindo alguns efeitos negativos dessa forma de viver.

  • Sequestro de distrações – qualquer coisa tira sua atenção

  • Perda de noção do tempo de forma negativa – sensação de que o tempo está passando muito rápido que não é suficiente para tudo que você quer fazer

  • Sensação de improdutividade e incompetência – ao fim do dia, do mês e do ano, você sente que não foi eficiente, que se matou, mas não realizou quase nada.

  • Perdemos o senso de prioridade – já não sabe mais separar o importante do urgente

  • A longo prazo frustração e estresse – de tanto achar que não consegue o seu nível de estresse e frustração só aumentam

Separei aqui 03 coisas que você pode começar a fazer agora para mudar o rumo da sua produtividade e aproveitar a vida.

Reconheça todos os aspectos da sua vida: Lembre-se, sua vida não é só uma coisa. Você tem muitos aspectos a considerar para organizar sua vida. Trabalho, relacionamentos, família, lazer, saúde... tudo isso tem que ser contemplado no seu planejamento. Às vezes nós focamos apenas no trabalho e só planejamos atividades referentes a ele durante um dia, mas as outras áreas da sua vida vão necessitar do seu tempo também. Reconheça que sua vida não é só trabalho.

Gerencie suas informações: Será que você precisa ler tudo, ver tudo, assistir tudo, saber de tudo? O que é importante para você agora? – Defina objetivos para selecionar as informações pertinentes. Redes sociais são ótimas, mas você não precisa estar “conectado” com tudo o tempo todo. O mesmo vale para temas que você escolhe, se quer aprender algo, escolha 1 livro ou 1 curso. Não saia buscando informações infinitas, escolhas as mais relevantes e absorva de verdade. Quantidade de informação e conexão não implica em qualidade.

Escolha um método para se organizar: todo mundo precisa de uma ajuda, se você está se sentindo sem rumo de como começar a resolver isso, tudo bem, é só buscar ajuda. Escolha um método para ajudar você a organizar sua vida, suas tarefas, seus horários e suas prioridades. Só que tem uma coisa importante, mais importante que o método é a sua atitude e comprometimento, de nada adianta um método incrível se você não tem a atitude de praticar com persistência.

Eu tenho uma coisa pra você que vai te ajudar agora, é uma ferramenta de coaching baseada no livro “A Tríade do Tempo” – Com ela você vai conseguir entender como está usando seu tempo agora. É o primeiro passo para começar a mudança, tomar consciência.

Compartilhe e comente. Mande suas dúvidas e sugestões.

Abraço

bottom of page