top of page
  • Nanda Ricci - Life Coach

Metas furadas de ano novo


Mais um ano está no fim, na verdade praticamente acabou né!

E a sensação de uma “nova chance” bate e vem a vontade incontrolável de escrever nossa lista de metas para o ano novo. Mas antes de você sair correndo para desenhar o seu – 2018 DA PERFEIÇÃO – vamos conversar sobre as metas de 2017

.

Responda sinceramente, você conseguiu alcançar algum objetivo que você planejou para esse ano? Você se lembra de todas as metas que você se propôs a atingir?

A grande maioria, com certeza vai responder que não cumpriu e que não se lembra. Alguns podem até ter uma ou outra que atingiram. Mas porque nossas metas de ano novo sempre são furadas?

IMPORTÂNCIA DE TER METAS

É muito importante ter sonhos, objetivos e metas na vida, disso depende nossa caminhada para frente, sem um lugar para chegar ficamos estagnados e as consequências são frustração e insatisfação pessoal. O ideal é que tenhamos no mínimo 03 metas a serem alcançadas, uma de curto prazo, uma de médio prazo e uma de longo prazo.

A busca por novas conquistas é que dá sentido à vida, que faz a vida valer a pena, pois então ela será realmente vivida. Sem isso, somos levados pelo tempo e quando nos dermos conta, a vida acabou e não temos nada para contar, nada do que nos orgulhar, apenas o arrependimento do “SE”.

Se eu tivesse feito... Se eu tivesse ido... Se eu tivesse vivido...

Não tem arrependimento pior e mais dolorido do que aquele pelo que não fizemos. Portanto, faça sim, suas metas de ano novo, mas faça de uma forma que você possa alcança-las.

METAS QUE FUNCIONAM

Quando você começa a pensar no que quer alcançar no próximo ano, antes de sair fazendo a “lista dos 12 trabalhos de Hércules”, pense no seu propósito, naquilo que faz você se mover, o seu porquê!

O propósito tem a ver com quem você é, com seus valores, princípios e necessidades mais profundas, não necessariamente tem a ver com feitos grandiosos, como salvar a humanidade. Outro ponto importante sobre propósito, ele não é escolhido e sim descoberto, você descobre qual o seu propósito.

Vamos dividir o propósito em 03 níveis de focos, para ficar mais didático:

  • Propósito comigo

Esse tem como foco suas necessidades e valores, são as conquistas que são importantes para que você seja uma pessoa mais feliz e tenha uma vida mais plena. São os objetivos ligados aos âmbitos da sua vida e ao seu bem-estar. Relacionamentos, carreira, finanças, saúde, desenvolvimento e espiritualidade, tudo que trará benefícios diretos para você.

  • Propósito conosco

Esse é motivado pelas pessoas que estão próximas a nós, aquelas que são importantes – família, amigos, amores. Ele nos faz buscar o melhor para essas pessoas.

  • Propósito com todos

E o terceiro tipo de foco, é o propósito movido por todas as pessoas – comunidade, cidade, estado, país e até o planeta.

Em todos os níveis, os propósitos vão ajudar você a se mover, a realizar coisas, desde que as metas estejam conectadas com eles, com esses “porquês”.

Aí está o pulo do gato – quando não sentimos o porquê, quando claro os motivos pelos quais escolhermos uma meta não estão claros, ela fica desconectada de nós, deixa de ser importante e então, abandonamos até inconscientemente.

Daí vem a sensação de fracasso e desvalorização das metas, passamos a achar que não somos capazes e uma bola de neve se cria, ano após anos até vivermos vidas sem sentido.

COMO CRIAR UMA META COM PROPÓSITO

Você precisa analisar a meta em relação a você e seus desejos.

Não crie muitas metas, 03 são o ideal – curto/médio/longo prazo

Escolha a meta e antes de definir se ela vai para a lista ou não pergunte a si mesmo:

  1. Por que eu quero isso?

  2. O que vai me trazer de bom? (Resultados que te façam bem, você precisa ganhar algo com essa realização e tem que está bem consciente disso)

  3. Por quem eu vou fazer isso? (Com essa pergunta você avalia qual o foco do seu propósito – não existe um melhor ou pior, um mais ou menos nobre, todos importam muito)

  4. Como vou me sentir, o que vai melhorar, quando eu realizar?

Se sua meta passar por esse crivo, então ela é válida.

Encontre boas metas, busque sempre seu bem-estar e sua realização. A vida é uma jornada, aproveite cada segundo para realizar, para ser e para viver.

Se gostou curta, comente e compartilhe.

Até a próxima.

Nanda

bottom of page