top of page
  • Foto do escritorNanda Ricci

Relevância da Carreira ao Longo da vida


Não fomos educados para assumir o controle das nossas decisões, assim como não nos ensinaram a fugir da teia das demandas da vida.


Quando se fala em carreira importante lembrar que ela é sua, você a vivência todos os dias das 8 horas às 18 horas de segunda a sexta-feira e se você não está no comando e gerenciando o que acontece com ela, alguém está. Geralmente são as demandas.


Somos demandados por nossos pais, chefes, a empresa, os boletos, a impaciência, pela preguiça, pelo medo, por tudo que acaba "decidindo por nós".


Podemos dizer que o trabalho muda de relevância em nossas vidas em algumas fases específicas como, no nosso primeiro emprego, tudo que queremos é um pouquinho de independência e parar de pedir dinheiro para pai e mãe e ter algum poder de decisão, então qualquer trabalho vale.

Afinal as obrigações são poucas e tudo que você precisa é de algum dinheiro para se divertir e para pagar as coisinhas que quer ter. Nesse momento da vida, sendo o início da carreira, a relevância da é ter Independência Inicial, conforme amadurece, suas necessidades mudam e a carreira tem que mudar junto, ou terá problemas.


A partir dos 25 anos você começa a se preocupar com quem é você. Como a carreira te define.

A carreira toma o lugar de identidade.

Você começa a se questionar sobre as escolhas feitas até então.

  • Será que é isso que quero fazer pelo resto da vida?

  • Será que é esse o caminho que quero seguir?

  • É assim que quero ser lembrado?

  • O que eu quero da vida, afinal?

O trabalho é o meio para conquistar o que desejo na vida.


Dos 30 aos 40 anos, aproximadamente, é o momento em que a carreira acelera. Você tem experiência e energia suficientes para alcançar altos níveis, crescer e conquistar mais. É o momento de ascensão


É aqui, que muitas pessoas se estagnam na carreira. Não sabem como ser e ter mais, se acomodam, pensam que não podem ir além e começam a se frustrar profundamente. A partir dos 40 anos você precisa entender qual o sentido para das coisas.


Questiona o sentido do trabalho que realiza e como ele impacta na sua vida e na das pessoas próximas. Pensa no legado que está deixando para o mundo e busca sentido no trabalho. Muda suas prioridades e percebe que não tem mais a mesma energia, mas agora tem muito mais experiência e visa trabalhar melhor e não, trabalhar mais.

Seus valores pessoas tomam um lugar de destaque e normalmente buscamos uma transição de carreira para priorizar o que "realmente vale a pena".


Gerir a carreira significa estar consciente de cada fase, de cada momento, de cada relevância que a carreira assume ao longo das nossas vidas. Assumindo o controle, realizando ações, para que você que é o dono da carreira seja sempre o primeiro beneficiado, você.



Que tal entender melhor qual a relevância da sua carreira hoje? Vamos mapear?


bottom of page