Limitar e controlar o que absorvemos do ambiente externo



Olá! Vamos seguir nossa busca pelo equilíbrio emocional nos tempos inéditos que estamos vivendo.

Hoje quero destacar o quanto somos sensíveis ao que acontece à nossa volta e como é importante gerenciar isso para não perdermos o centro emocional, ainda mais onde tudo está exposto e acessível o tempo todo e se tem uma coisa que dá “IBOPE”, é notícia ruim.

Nestes tempos sem precedentes, parece que notícias importantes estão surgindo a cada hora e precisamos ser informados. No entanto, é igualmente importante não grudar aos nossos telefones, atualizando o site de notícias ou assistir 24 horas por dia, 7 dias por semana as notícias angustiantes transmitidas por tantos canais da TV.

Então aqui vai a segunda sugestão para praticamos e seguirmos com mais equilíbrio a travessia dessa tempestade.


Limitar e controlar o que absorvemos do ambiente externo

Você já reparou quantas notícias e mídias você está consumindo ultimamente?
Você também notou o quanto aumenta o nível do seu estresse depois de ler ou ouvir as notícias?
Como o consumo constante e ilimitado de informações sobre tudo que está acontecendo está afetando seus níveis de ansiedade?

Nosso cérebro está em sintonia com a busca de más notícias, porque ser capaz de identificar os coisas ruins que estão acontecendo ao nosso redor nos ajuda a sobreviver - portanto, literalmente, não podemos deixar de querer saber o estado da pandemia a cada segundo de cada dia.


Até a força mental do Dalai Lama pode ser abalada se sua mente for constantemente bombardeada por más notícias.


PRATICA

  1. Em vez de obter doses constantes de *cortisol ao se conectar com as notícias e a mídia, que tal estimular algumas **endorfinas?

  2. Ficar socialmente conectado com amigos e familiares é bom para nós. Os seres humanos são seres sociais e só porque estamos isolando fisicamente não significa que não podemos socializar ou procurar apoio virtualmente.

  3. É importante manter-se atualizado, mas com LIMITES. Escolha um horário definido todos os dias para ler ou ver o que estiver disponível e pronto, nada mais.

  4. E é importante não cair na tentação de burlar seu limite e se manter firme no propósito de se informar, não pirar.

  5. Lembre-se de que, se algo realmente importante ligado diretamente a você, tenho certeza de que um amigo ou parente ligará para você ou enviará uma mensagem de texto. Dizem que notícia ruim chega rápido, então desapega de caçar coisas ruins.

Amanhã tem mais... Vai me contanto o que você está fazendo para se manter bem, assim a gente pode colaborar com mais pessoas.

Fique bem!

0 visualização
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

© 2015 by Nanda Ricci.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now