top of page
  • Nanda Ricci - Life Coach

Desenvolvimento Pessoal - Questão de necessidade


Você já deve ter visto ou ouvido falar sobre a famosa pirâmide de necessidades de Maslow, não é mesmo? Você sabe o que o desenvolvimento pessoal tem a ver com isso?

Eu vou te contar. ;)

Desenvolvimento pessoal tem a ver com o crescimento de cada um como ser humano integral que busca atender necessidades pessoais. É para isso que nós precisamos nos desenvolver, para conseguirmos conquistar a saciedade de nossas necessidades humanas. Vamos fazer um link com a Pirâmide de Maslow para entendermos melhor, linkando cada uma das necessidades a apr

endizados necessário para que possamos suprir tais necessidades.

Fisiológicas

São as necessidades básicas como comer, vestir, morar, descansar, tudo que é necessário para sobrevivência. Aqui nosso desenvolvimento pessoal tem a ver com os instintos, quando aprendemos a comer, a ir ao banheiro, nos vestirmos sozinhos, nos comunicarmos etc. Aqui o aprendizado ocorre por instinto, observação e imitação, podemos dizer que aprendemos a buscar a saciedade dessas necessidades na infância.

Segurança

Tem a ver com o estado de estar seguros e confortáveis fisicamente. Ter um emprego, formas de cuidar de nossa saúde, possuir coisas que nos tragam segurança e conforto como carros, casas, seguro de saúde, família e mais. Aqui precisamos começar a desenvolver habilidades e competências para conquistar essas coisas que nos trarão segurança. Nosso desenvolvimento acadêmico e habilidades comportamentais para conseguirmos trabalhar para ganhar o dinheiro necessário para as demais coisas. O desenvolvimento pessoal fica extremamente evidente para essa necessidade, ao buscarmos ser pessoas capacitadas para conquistar o que precisamos para nossa segurança.

Amor e Relacionamento

Trata-se de todo tipo de relacionamento, de amizades, familiares e românticas. O desenvolvimento pessoal nesse sentido são as competências emocionais em relação aos outros, aprendermos a nos relacionar, comunicar, estabelecer empatia, reconhecer o outro, buscar o amor do outro, entender o outro e aceitar o outro.

Estima

Aqui, é a necessidade de autoamor, autoestima, autoconfiança, são necessidades psicológicas e emocionais relacionadas a nós mesmos. O seu desenvolvimento pessoal para essa necessidade deve se basear no autoconhecimento, autocontrole, autogestão, autoestima, autoconfiança. Reconhecendo o que precisa ser melhorado e desenvolver essas capacidades internas de autoaceitção.

Realização pessoal

Aqui é o topo da pirâmide, onde todos aspiramos chegar mesmo se ter consciência disso, buscando a felicidade, o sucesso, viver segundo valores próprios, com mais leveza e realização pessoal. Sendo que tudo isso é muito subjetivo, ou seja, tem significado diferente para cada pessoa, sanar todas as demais necessidades são pré-requisito para conquistar o topo da pirâmide.

 

Claro que Maslow não criou essa pirâmide pensando no desenvolvimento pessoal, mas na necessidade de ter tudo isso numa vida, acontece que a vida é nossa, é nossa responsabilidade. Tudo que conquistamos ou não é resultado de nossas escolhas, habilidades e competências, que formam nossas atitudes. E toda ação tem seu resultado equivalente.

Você assim como eu e todos os seres humanos passamos a vida buscando atender essas necessidades e é muito mais fácil quando temos consciência dessa busca, entendemos o que queremos e precisamos, aprendemos como conquistar através de nossas ações sem depender do acaso ou de terceiros.

É por isso que buscar desenvolvimento pessoal constante é tão importante. Muitos ícones da sociedade já disseram isso de diversas formas. Para exemplificar:

“Eu não sou resultado das minhas circunstâncias, mas sim das minhas decisões. ” – Stephen Covey

“Muitos dos fracassos da vida são experimentados por pessoas que não perceberam o quão perto estavam do sucesso quando desistiram”. – Thomas Edison

“Se não formos nós, quem será? Se não for agora, quando poderá será? ” – John F. Kennedy

“Só eu posso mudar a minha vida. Ninguém pode fazer isso por mim”. – Carol Burnett

“Comece a ser agora o que será daqui em diante”. – William James

“Eu não tenho talentos especiais. Sou apenas apaixonadamente curioso”. – Albert Einstein

Percebe? Todos mostram o mesmo, tudo que você quer só você pode conquistar e para isso precisa desenvolver como ser humanos em suas potencialidades constantemente.

Pense um momento, você está colocando suas necessidades em primeiro lugar? Será que elas estão na ordem certa de prioridades? Será que ao invés de reclamar do que você não tem, você deveria buscar se desenvolver para ser capaz de conquistar?

Desenvolva-se na POTÊNCIA MÁXIMA do seu ser e você vai ver como as conquistas serão mais tranquilas, pois elas estarão em suas mãos que serão cada vez mais habilidosas.

bottom of page