top of page
  • Foto do escritorNanda Ricci

Como ter objetivos profissionais eficientes




Quais são seus objetivos profissionais?


A carreira é uma das principais áreas da vida se não a principal. Ela começa quando conseguimos nosso primeiro trabalho, geralmente para conseguir dinheiro para as necessidades que nossos pais não querem ou não podem suprir e vai até nossa aposentadoria, e está sempre conectada com um objetivo para a vida, o trabalho é o meio para atendermos nossas necessidades.



Ao longo da nossa história temos objetivos diferentes em cada etapa, conseguir sair com a namorada, comprar um carro, pagar o casamento, comprar uma casa, sustentar a família, conquistar uma casa maior, fazer uma viagem internacional e assim por diante.

Sim, esses são os objetivos que queremos de vida e cada pessoa tem os seus, a questão e que nem sempre nossos objetivos profissionais evoluem com nossos desejos pessoais. Grande parte das pessoas vive o fluxo, cresce ou não conforme as coisas vão “caindo no colo” e isso é um grande problema.

Apesar da influência das circunstâncias, é você quem vai determinar para onde sua carreira deve ir, por isso é primordial que você tenha em mente onde quer chegar e como, isso é o que chamamos de gerenciamento de carreira, mas esse é um passo depois. Vamos focar nos objetivos.




Como saber se você tem objetivos profissionais?

Responda as seguintes perguntas:

  • Analiso se meus objetivos de vida podem ser atendidos pelo trabalho hoje?

  • Busco sempre identificar em mim capacidades, habilidades e conhecimentos que preciso adquirir?

  • Tenho um plano claro sobre qual o próximo estágio da minha carreira?

  • Observo o mercado para entender quais profissionais são mais cobiçados?

  • Tenho um plano de ação claro para me desenvolver como profissional?

Se a resposta foi não para a maioria delas, penso que você está sem rumo, faz sentido?

Definir metas de desenvolvimento profissional é uma parte importante do avanço de sua carreira. Quer seus objetivos sejam ser mais produtivo no trabalho ou se tornar o CEO de uma corporação, a única maneira de chegar lá é definindo metas viáveis ​​nas quais você possa trabalhar diariamente.


Porque os objetivos profissionais são importantes?



Aqui estão alguns motivos pelos quais objetivos de carreira bem pensados e bem planejados podem alavancar sua vida profissional:


  • Proporcionam uma visão geral

Na rotina do dia a dia do seu trabalho, é fácil perder de vista o que é importante para você no longo prazo. Com uma meta definida, você pode avaliar melhor o que precisa e o que não precisa. Isso vai te proporcionar tempo para se concentrar nas atividades que mais favorecem a realização de seus objetivos, saber onde focar sua energia para desenvolver habilidades e capacidades que o ajudarão a progredir em sua carreira.


  • Avaliar seu progresso

Se não pode ser medido não pode ser realizado, essa é a máxima para qualquer projeto ou objetivo.


O sucesso leva tempo, então você precisa estabelecer metas realistas e mensuráveis para medir seu progresso. Suponhamos que você decida estudar uma língua estrangeira em 30 dias para conquistar uma posição num novo projeto. Para conquistar esse objetivo, você precisará separar um tempo e aprender uma quantidade específica do idioma diariamente. No final do mês, você ficará surpreso com o quanto aprendeu. Perceber o quanto você caminhou pode ser extremamente motivador e pode inspirá-lo a estabelecer objetivos mais ousados.


  • Um empurrão para fora da sua zona de segurança

Quando está claro para você o que você quer para o próximo passo na sua carreira, como vai chegar lá e o que vai ganhar com isso, é mais fácil abandonar a procrastinação e a zona de segurança ou conforto. Finalmente começar aquele curso que você vinha deixando de lado, investir um valor maior sem medo para se aprimorar, se arriscar mais em reuniões e apresentações para se destacar, mesmo com medo.


Quais são os objetivos de desenvolvimento profissional?

Metas profissionais são metas que você define quando pretendem melhorar sua carreira e aumentar suas competências e capacidades no local de trabalho.

Existem várias metas de desenvolvimento que você pode definir para promover o sucesso no local de trabalho, e as metas exatas que você definir devem estar conectadas às suas aspirações em relação à sua carreira. As metas podem estar relacionadas ao aprendizado de novas habilidades, obtenção de novos diplomas ou certificações, obtenção de mais experiência em determinada área, ascensão profissional e visar a quaisquer outras aspirações relacionadas ao avanço na carreira.


Como definir metas de desenvolvimento profissional

A seguir estão as etapas que você pode seguir ao definir metas para o seu desenvolvimento profissional:


  1. Decida qual é o seu objetivo final. Uma boa maneira de definir metas para o seu desenvolvimento profissional é começar com a meta final em mente. Onde você quer estar em cinco ou dez anos? Qual cargo você deseja ter? Em que empresa ou setor você deseja trabalhar? Que realizações você deseja alcançar? Que vida você deseja ter? Conhecer seu objetivo final permitirá que você trabalhe de trás para frente para criar objetivos menores que lhe permitam atingir seus objetivos profissionais maiores.

  2. Em caso de dúvida, consulte sua avaliação de desempenho mais recente. Se você não tem certeza por onde começar ou em quais áreas deve trabalhar profissionalmente, dê uma olhada em sua avaliação de desempenho mais recente e veja o que sua liderança ou colegas recomendaram como melhoria. Por exemplo, talvez concluir mais tarefas no prazo. Isso lhe dá uma base sólida sobre qual meta construir e também garante que você faça as melhorias desejadas conforme solicitado pela empresa.

  3. Use o método de meta SMART. O método de metas SMART, que significa Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e com limite de tempo, é uma ótima ferramenta para se estabelecer metas. Este método garante que seus objetivos sejam acionáveis, realistas e passíveis de medição, o que o manterá no caminho certo e motivado para atingir seu objetivo.

  4. Divida seus objetivos maiores em tarefas menores. Quanto mais você puder dividir seus objetivos em pequenas tarefas, maior a probabilidade de continuar buscando esse objetivo. Pegue cada objetivo maior que você definiu e divida-o em tarefas que você pode completar a cada dia ou semana para alcançar esse objetivo. Marque cada tarefa conforme você a completa para mostrar o progresso que está fazendo.

  5. Reveja regularmente o seu progresso. É fácil perder as metas de vista, especialmente se a meta que você está trabalhando é de longo prazo. É por isso que é importante verificar regularmente com você mesmo e revisar seu progresso. Perceber que você está progredindo em cada meta o manterá motivado e também garantirá que ainda está no caminho certo para alcançar cada aspiração.


Exemplos de objetivos de desenvolvimento profissional

A seguir veja vários exemplos de metas que você pode definir para promover seu desenvolvimento profissional:

  • Melhorar seus relacionamentos profissionais e de networking.

  • Melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo e produtividade no local de trabalho.

  • Obter uma nova certificação ou diploma.

  • Aumentar sua rede profissional participando de mais eventos de networking.

  • Ler dois livros de desenvolvimento profissional por mês.

  • Concluir um curso de liderança.

  • Melhorar suas habilidades de comunicação no local de trabalho.

  • Juntar-se a uma organização profissional relacionada à sua carreira atual ou dos sonhos.

  • Aumentar suas responsabilidades e deveres no local de trabalho.

  • Inscrever-se para uma promoção dentro de sua organização.

  • Saber como outros departamentos de sua organização funcionam e considere oferecer uma hora de sua semana de trabalho para ajudar em um novo departamento.

  • Participar de um workshop relacionado ao seu emprego atual ou dos sonhos.

  • Fazer uma autoanálise e escolher uma habilidade para melhorar e concentre-se nela por um mês.

  • Aprender como dar e receber feedback de forma eficaz.

  • Aprender como gerenciar melhor sua energia.

  • Desenvolva uma mentalidade de crescimento.

  • Desenvolver suas habilidades emocionais.

  • Aprender como ter mais produtividade sem estresse.

Enfim, as opções são muitas, por isso é importante você estar sempre se avaliando e pedindo avaliações de seus pares, colegas e gestores, isso ajuda muito a criar objetivos profissionais alinhados aos seus objetivos.



Aqui vai uma ajuda.

Estou disponibilizando uma ferramenta que vai ajudar você a fazer uma análise de suas competências e habilidades. Assim se por ventura nesse momento você anda "sem objetivos", vai poder encontrar pontos de melhoria e descobrir que ainda existe muito a desenvolver, o que é bom. Quanto mais habilidades e competências, maior seu crescimento profissional.

A ideia é que após identificar um ponto de melhoria você transforme em meta e depois em plano de ação.



Faça o download do Inventário de Competências

INVENTÁRIO DE COMPETÊNCIAS
.pdf
Download PDF • 153KB

Se quiser aprender definitivamente como criar metas para sua vida de forma prática e realista, inscreva-se no curso Metas Realistas por apenas R$39,90. É uma pechincha vai! ;)



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page