As 07 vozes críticas em você

Seu crítico interno reafirma inverdades a seu respeito que você internalizou como verdades

Costumamos falar do nosso crítico interno no singular, mas na verdade podemos ter várias vozes críticas em nossa mente, cada uma com uma forma de agir específica. Apesar das situações que elas aprecem e a forma como tentam manipular nosso comportamento possam ser diferentes, todas elas têm como objetivo suprimir aspectos de nossa personalidade, impedir que façamos o que precisa ser feito ou até mesmo, criar situações de estresse e medo.

É estranho pensar que algo assim possa vir de nós mesmos – em outra oportunidade vamos falar de como essas vozes aparecem – por enquanto vamos tentar tomar consciência dos tipos mais comuns e como elas nos afetam no dia- a dia.


Em um artigo em seu site, os psicoterapeutas Jay Earley e Bonnie Weiss descrevem sete tipos de críticos internos.


Observe a lista a seguir e observe quais tipos de críticos internos estão presentes para você:


1. O perfeccionista: Estabelece altos padrões, geralmente inatingíveis. Dificulta nossa capacidade de concluir as coisas.


2. O minador: mina sua autoconfiança e suas habilidades, para que você se sinta diminuído e não corra riscos. Muito comum quando nos comparamos com outras pessoas.


3. O culpado: critica você por atos e experiências do passado, critica suas atitudes fazendo com que se mantenha em padrões estabelecidos por sua família, comunidade ou cultura.


4. O moldador: tenta fazer com que você se ajuste a uma determinada forma ou padrão, estabelecido por sua família, comunidade ou cultura, e manifesta os medos de mostrar seu verdadeiro eu que podem levar à sensação rejeição e ao abandono.


5. O destruidor: ataca sua autoestima, diz que você é sempre errado e não merece o respeito e a compreensão.


6. O capataz: faz você ficar numa situação ou tarefa mesmo que não queira mais, estimulando o medo de ser jugado como preguiçoso ou fraco segundo os padrões alheios.


7. O controlador interno: tenta controlar seus impulsos em torno de coisas como comer, beber, gastar e sexo - geralmente recorrendo a táticas duras para fazer sentir-se fraco.


E aí? Se identificou com um ou mais dessas vozes?


Não se preocupe em fazer nada por enquanto, nesse momento basta você reconhecer qual ou quais dessas vozes é mais presente na sua mente.


É importante dizer que elas não são você e o que elas dizem, não necessariamente representa a pessoa que você é, mas mesmo que destrutivas a intenção é sempre te proteger de algo, a questão é que às vezes não temos um bom relacionamento com nosso crítico interno. Mas isso é assunto para outro momento.

Quer aprender como domar e educar seu crítico interno?

Assista ao Aulão no YouTube/nandaricci

Se você quiser sugerir temas ou tiver questões pessoas que gostaria de comentar ou obter ajudar, é só entrar em contato comigo no

contato@lifecoachnandaricci.com.br

0 visualização
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

© 2015 by Nanda Ricci.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now