top of page
  • Foto do escritorNanda Ricci

8 coisas que pessoas com inteligência emocional fazem


Inteligência emocional é a capacidade de entender e gerenciar suas próprias emoções e as das pessoas ao seu redor. Na vida, as emoções podem ser como os ventos que nos afastam do caminho para alcançar o que queremos.


É por isso que, na minha opinião, de toda a habilidade de vida que uma pessoa pode possuir, a inteligência emocional é tão importante quanto a inteligência mental quando se trata de ter sucesso.


Dito isto, a inteligência emocional é complicada, mas perfeitamente treinável.


É tudo sobre manter suas emoções sob controle, em vez de deixá-las governar sua vida. Você precisa entender suas emoções como uma ferramenta, e não como um fardo. Novamente, tudo isso é mais fácil dizer do que fazer, então aqui estão AS 8 COISAS QUE PESSOAS COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL FAZEM:


1. A BASE DAS SUAS EMOÇÕES É INTERNA

Uma chave para a inteligência emocional é entender que seus sentimentos não são culpa de outra pessoa. Eles são seus. Você não pode esperar que as pessoas sempre saibam como você reagirá emocionalmente a alguma coisa ou que elas se importem com esse assunto. Uma ação de outra pessoa pode fazer você se sentir de uma maneira que ela não pretendia, então você deve perceber que é SUA responsabilidade lidar com a resposta emocional corretamente.


2. ELAS NÃO TENTAM DEFINIR A FELICIDADE

O engraçado da felicidade é que é um valor infinito. Quando pensamos em felicidade, relacionamos com experiências do passado, mas isso não significa que não possamos alcançar um nível de felicidade maior do que qualquer coisa que já conhecemos. Portanto, pessoas emocionalmente inteligentes entendem que seguir em frente e experimentar coisas novas é a única maneira de alcançar algo parecido com a felicidade "verdadeira".


3. COMPREENDEM QUE O MEDO É UMA EMOÇÃO NORMAL

O medo, na maioria das vezes, em novas experiências é totalmente normal. As pessoas geralmente são muito rápidas em assumir que, apenas porque algo assusta você, é uma coisa ruim. Ser imprudente e destemido são duas coisas diferentes. O medo é apenas uma maneira de sua mente fazer você considerar o que está acontecendo, então mantenha-o sob controle.


4. COMPREENDEM QUE EMOÇÕES SÃO REAÇÕES, NÃO REALIDADE

Entender que o que você sente não é a uma definição para uma situação, coisa ou pessoa, é provavelmente o aspecto mais importante da inteligência emocional. É também o mais difícil de perceber no calor do momento. É importante compreender que suas emoções são o que são, por um motivo específico para você, mas isso não necessariamente é a realidade.


5. ENTENDEM QUE UM MAU SENTIMENTO NÃO NECESSARIAMENTE LEVA A UMA VIDA RUIM

Um sinal muito óbvio de alta inteligência emocional está na compreensão de que nem todos podemos ser felizes o tempo todo. Só porque você está tendo um dia ruim não significa que sua vida está desmoronando. Isso significa que um certo número de fatores conspirou juntos para fazer você ter um dia ruim. Felicidade é uma escolha, mas isso não significa que precisamos escolher sempre.


6. NÃO SE ENTREGAM FÁCIL ÀS RELAÇÕES

Uma das coisas mais importantes da vida é saber escolher que fica perto de você. Estar ciente de como as outras pessoas fazem você se sentir e por que é fundamental fazer boas escolhas quando se trata de relacionamentos, pessoas com inteligência emocional desenvolvida não se deixar cegar pelas emoções. Novamente, como todos os aspectos da inteligência emocional, isso não é algo que acontece da noite para o dia.


7. SABEM QUE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É UM ESTADO E NÃO UMA DEFINIÇÃO

Só porque você é emocionalmente inteligente, não significa que você não a perde ocasionalmente. Todo mundo se desequilibra eventualmente. Ser emocionalmente inteligente não significa que você é um robô sem emoção. Significa apenas que você sabe como se sente, por que se sente assim e lida com isso de acordo.


8. ESCOLHEM SEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS

Pessoas emocionalmente inteligentes são frequentemente vistas como teimosas. Isso ocorre porque eles possuem seus pensamentos e emoções sob atenção e o mais sob seu controle possível, com uma profunda compreensão de como os outros influenciam suas emoções, pessoas com Inteligência emocional não se deixar levar facilmente pela opinião ou julgamento dos outros. São mais exigentes que teimosas, na verdade.


A parte boa é que, se você ainda não tem esses comportamentos eles podem ser treinados. Se você sente que é sua hora de desenvolver sua gestão emocional, conheça o meu Programa de Gestão emocional.


Obrigada por ler esse artigo e se quiser solicitar um tema que vai te ajudar a ter uma vida melhor, me conta e falaremos disso.


Abraço

Nanda

bottom of page