Aceite! Alguns vão te detestar.


Lendo o livro “A CORAGEM DE NÃO AGRADAR” (que eu recomendo fortemente), encontrei a definição ideal do que é preciso para se desapegar das amarras e sofrimentos que vêm com a nossa tentativa incessante de agradar os outros.

Tentar agradar, receber reconhecimento, ser amado e aceito por todos é um instinto humano. Ninguém quer ser odiado, ninguém gosta de ver um nariz torcido quando chega por isso é instintivo que estejamos sempre tentando agradar e atender as expectativas das pessoas que nos cercam.

Preocupados com a opinião de nossos pais sobre nossas decisões de carreira, preocupados com o que nosso chefe vai achar se fizermos um curso que não tem relação com o trabalho, preocupados em usar a roupa ou o perfumo que nosso par gosta, preocupados em fazer coisas que as pessoas acham que devemos... e por aí vai.

Agora imagine, você tem quantas pessoas por perto? 10? 20? E se cada uma pensa de forma diferente sobre diferentes coisas? O que você vai fazer para atender todas essas expectativas?

Você terá que ser 10 ou 20 pessoas diferentes. Sim, isso mesmo, chega um momento que você está mentindo tanto sobre o que gosta, o que quer, o que vai fazer, para agradar as pessoas que começa a se esquecer de quem é. Isso não é viver, isso é ser escravizado. Quanto tempo você acha que consegue viver dessa forma?

CULPA

Quando começa a perder o controle e não consegue mais atender todas as expectativas, a primeira coisa que vai te acontecer é ter culpa. A sensação de não estar sendo bom/boa suficiente para as pessoas.

SOFRIMENTO

Você vai se apegar tanto na necessidade de receber o reconhecimento de todas as pessoas e não vai conseguir. Não porque você não mereça, mas porque é impossível agradar todas as pessoas e vai sofrer por isso.

AUTOESTIMA E AUTOCONFIANÇA SÃO AFETADAS

Você começa a imaginar que as pessoas estão se decepcionando porque você não é bom o suficiente, que não é capaz de fazer nada certo, que é incompetente. Quando você se mede pela expectativa alheia, essa é sempre a sensação que vai ter, pois é a régua do outro e você não tem responsabilidade em ser a medida certa para o outro.

É preciso libertar-se. Mas liberdade é ter a coragem e a força de superar o instinto e aceitar que eventualmente alguém vai te detestar, não importa o quanto você se esforce para agradar a todos, ninguém consegue.

Então liberte-se da preocupação de atender as expectativas dos outros. Seja quem você nasceu para ser, vivendo segundo sua essência, seus valores e seus sonhos. Os outros são os outros. Ser livre e feliz requer coragem, inclusiva para ser detestado por algumas pessoas.

#nandaricci #coachdevida #coachdecarreira #liberdadeecoaragem #autoamor #autodesenvolvimento #vidaeescolhas

#coach #desenvolvimentopessoaleprofissional #sofrimento #realização #relacionamento #vida #autoconhecimento #vidaplena #emoções #escolhas

0 visualização
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

© 2015 by Nanda Ricci.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now